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Técnico: Como conquistar mais clientes para o seu negócio!

Como conquistar mais clientes para o seu negócio na área de manutenção.

VOCÊ ESTÁ TRABALHANDO CORRETAMENTE?

Vou lhe fazer algumas perguntas e você me dirá sim ou não, correto?

  • Você está legalizado como empresa? Tem CNPJ?
  • Você tem algum uniforme, ou camisa com o nome da sua empresa e os serviços prestados estampados na camisa ou uniforme?
  • Você tem maquinas de pagamento para cartões de crédito?
  • Quando o cliente liga para você o atendimento é rápido?
  • possui as ferramentas adequadas para um orçamento rápido?
  • Faz propagandas regulares do seu negócio?
  • Seu preço é justo?
  • Você mantêm um estoque de peças mais usadas para um atendimento rápido?

Você está legalizado como empresa? Tem CNPJ?

Ficar legalizado, é importante por vários aspectos:

  • Sinal de profissionalismo, isso da mais credibilidade ao seu negócios, afinal é uma empresa e não um profissional autônomo, para o cliente isso faz diferença, pois ele se sente mais confiante em contratar o serviço de um profissional legalizado.
  • Como empresa, você conta com os benefícios do governo, problemas de saúde, aposentadoria, etc
  • Pode abrir uma linha de crédito em um banco, com isso você pode ter capital para fazer investimentos em seu negócio.
  • Comprar peças com preços mais baixos, os revendedores dão desconto para empresas.

Enfim, você tem muitas vantagens em ter um CNPJ, e isso você consegue abrindo uma empresa como MEI, em poucos minutos, pela internet você já legaliza e tem um CNPJ e um alvará provisório, isso em poucos minutos e pela internet.

  • Então, vale a pena ou não, ficar legalizado?

Você tem algum uniforme, ou camisa com o nome da sua empresa e os serviços prestados estampados na camisa ou uniforme?

Isso é uma coisa simples de se fazer, e dá um impacto muito grande na visão do cliente.

Sua aparência é importante, ter um uniforme ou camisa com o nome de sua empresa, trás uma imagem de profissionalismo ao seu negócio, é mais fácil um cliente lembrar da sua empresa estando uniformizado, do que vestido de forma normal, a em alguns casos que já presenciei técnicos mal vestidos e sujos na hora do atendimento, isso trás uma má impressão do cliente para o profissional.

  • Se você não tem, mande fazer umas camisas com o nome da sua empresa e os serviços que presta, isso vai contar ponto para você.

Você tem maquinas de pagamento para cartões de crédito?

Quantas vezes clientes meus me perguntaram na hora que dei o orçamento, se eu parcelava o serviço.

Ter uma máquina para receber pagamento de clientes é um ótimo diferencial, antes de ter essas máquinas eu perdia muito serviço, agora, é mais difícil o cliente recusar um orçamento, quando eu dou a opção de parcelamento no cartão de crédito.

  • Adquire uma maquininha destas, ganhará mais orçamentos autorizados, sem contar com o AR de profissional, oferecendo esse serviço.

Quando o cliente liga para você o atendimento é rápido?

Eu adoro quando a concorrência demora para atender um cliente, principalmente quando é uma geladeira que estragou.

Atender de forma rápida é vital, ainda mais quando o equipamento que deu defeito causa desconforto ao cliente.

  • Quando o cliente entrar em contato com você, atenda-o de forma rápida, caso acontece algum problema imprevisto, entre em contato com o cliente o mais rápido possível e de uma satisfação, o cliente fica pra morrer quando o técnico não chega e nem dá uma satisfação.

Possui as ferramentas adequadas para um orçamento rápido?

Recentemente, fui atender um cliente de uma lavadora Electrolux 15kg, que não centrifugava, em alguns minutos identifiquei o problema de dei o orçamento, o cliente ficou espantado com a minha agilidade, ele me disse que o técnico anterior, ficou pelo menos 1 hora e meia, tentando identificar o problema da lavadora, e ainda deu um diagnóstico errado. Esse técnico ficou queimado com esse cliente e com todas as pessoas que o meu cliente conhece.

No diagnóstico, usei o monitor de teste da Electrolux, fiz a rotina de teste e identifiquei problema na trava da tampa, isso levou menos de 5 minutos.

Ao abrir a lavadora, achei um fio interrompido na trava da tampa, o fio parecia que tinha sido comido por ratos.

Dei o orçamento e o cliente autorizou na hora com um belo sorriso no rosto 🙂

Depois descobri que o técnico que foi antes de mim, cobrou 350,00 dizendo que o defeito era a placa eletrônica.

Sem contar que hoje ainda existe mecânicos de lavadoras que tiram rolamento da porrada, sem se dão o luxo de comprar um saca rolamento.

  • Você percebe a importância de ter as ferramentas certas para o diagnóstico de um defeito?

Faz propagandas regulares do seu negócio?

Conheço um técnico perto da minha cidade que estava reclamando que o serviço estava baixo, e culpava a concorrência, ou seja, o problema é sempre a concorrência, e nunca a forma da qual trabalha, é mais fácil culpar os outros, o governo, a mulher, os filhos, o tempo etc.

Perguntei a ele, se estava cuidando do marketing da sua empresa, e para surpresa minha ele disse que investe em marketing pesado, parei e fiquei espantado com o que ele acabara de me dizer, como uma pessoa que investe pesado no marketing pode ficar sem serviço.

Curioso perguntei a ele o que estava fazendo, ai ele me disse…

“Mandei fazer 1000 cartões de visita e fiquei 2 horas colocando nas caixas de correios”

Hã?, disse eu…

Com uma aparência perplexa, sai do AR por alguns segundos e retomei a conversa.

Pois bem, marketing para começar não é isso, o que ele fez foi propaganda, e por sinal, que não dá muito retorno, um gato pingado aqui, outro acolá.

Quer saber, qual foi a propaganda que mais deu resultado na minha empresa, é o panfleto com um Ímã de geladeira, grampeado no panfleto, eu falo isso em um artigo aqui no site.

  • Leia esse artigo

Seu preço é justo?

Eu poderia escrever um livro inteiro sobre esse assunto, mas vou falar de forma breve par não ficar muito irritado..rerere.

Uma das reclamações que os clientes falam, é a questão do PREÇO ALTO.

O que se faz hoje é dar valor pelo preço que o mercado está cobrando, vamos a um exemplo de 2 técnicos conversando em uma loja de peças;

Zé e chico se encontram em uma loja de peças para eletrodomésticos e um fala com o outro…

Zé o serviço tá difícil, os clientes não estão autorizando os orçamentos…

Zé responde…

É mesmo, a coisa tá feia, acabei de dar um orçamento para trocar um módulo de uma geladeira e o cliente não aceitou o orçamento.

Chico rebate….

É mesmo, dei um orçamento de 600 reais em uma lavadora GE para fazer a troca do cambio + retentor e rolamento e o cliente disse que ia comprar outra lavadora, Zé a coisa tá feia.

Esse diálogo que inventei entre os personagens, Zé e Chico é real, esses preços foram orçamentos reais que os técnicos deram para os clientes em um comentário em uma loja de peças.

Vejamos, a placa que o técnico iria trocar na casa do cliente custa, nesta loja 140 reais, a paralela, e o técnico ia cobrar de mão de obra R$210,00 reais.

Esse serviço é simples e não levaria nem meia hora para trocar a placa.

Se você cobrasse 100 reais de mão de obra, estaria muito bem pago, e as chances do cliente aceitar seriam grandes.

Esse preço de 350 reais,é o que a maioria cobra, e se você desse um preço de 240 reais? Com certeza esse cliente te chamaria sempre que sua lavadora desse problema.

Pessoal, hoje o cliente não é bobo, eles estão fazendo pesquisa de preço, e leva o valor mais baixo, e não venha me dizer que para trocar uma placa eletrônica de uma lavadora é difícil ou trabalhoso que justifique uma mão de obra de 210 reais.

Vamos ser mais justos com os clientes.

No segundo caso, que o técnico cobrou 600 reais para trocar o cambio de uma lavadora da GE, também super faturou esse orçamento, a GE o material é barato, com menos de 150 reais você compra o cambio, o rolamento e o retentor, então para que cobrar uma mão de obra de 450 reais?

Uma mão de obra de 200 reais está mais do que justo para uma reforma mecânica.

Você mantêm um estoque de peças mais usadas para um atendimento rápido?

Sempre carrego comigo, em um atendimento:

PARA LAVADORAS

  • Eletrobomba universal
  • Capacitor Motor
  • Atuador de freio
  • Tirantes
  • Correias
  • Válvulas de entrada de água – Simples, dupla e tripla.
  • Uma catraca com mola e um braço co-injetado da Electrolux
  • Trava da tampa da Electrolux e GE
  • Mangueiras de drenagem
  • Placa eletrônica LTE12 E LTE09 LF15F LT12F Maré super e Brastemp 11 kg BWL11 Queima muito na minha região

Essas peças eu tenho da Electrolux, GE e Brastemp/Consul

PARA GELADEIRAS

  • Bimetal
  • Sensor de temperatura 2,7 e 10k
  • Fusível térmico
  • Relê e PTC + Protetor térmico
  • Timer mecânico 8 e 12 horas
  • Interruptor da porta
  • Termostato da consul biplex, nossa aqui na minha região estraga bastante.

PARA MICROONDAS

  • Fusível de 15 e 20 A
  • Diodo de Alta
  • Capacitor de alta
  • Micro chaves da porta
  • Motor do prato
  • Lâmpada

Basicamente é isso

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